top of page
Keller

RESTRIÇÃO NO USO DE MATERIAIS HALOGENADOS


A série química dos halógenos é o grupo 17 da tabela periódica dos elementos, formado pelos seguintes elementos: flúor,cloro, bromo, iodo, astato e Ununséptio (este último, radioativo e pouco comum). Esse grupo, juntamente com o grupo 18, dos gases nobres, são as únicas famílias formadas unicamente por não metais. A palavra provém do grego e significaformador de sais.


De acordo com a Instrução Técnica nº 41 do Corpo de Bombeiros (IT 41) de São Paulo, a utilização de fios condutores de eletricidade sem a presença de produtos halogenados deixou de ser uma escolha e tornou-se exigência desde maio de 2012. Assim, como as normas NBR 5410 e a NBR 13570 citam que os mesmo devem ser livres de halogênio, com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos e corrosivos em locais com afluência de publico.


É uma tendência mundial a obrigatoriedade de se substituir matérias primas halogenadas – como o cloro e o flúor – por materiais menos nocivos ao homem e ao meio ambiente. Aos poucos esses componentes vêm sendo banidos das linhas de produção por serem extremamente tóxicos e corrosivos quando submetidos a altas temperaturas.


O PVC (cloreto de polivinila), por exemplo, elemento que reveste vários tipos de cabos elétricos disponíveis no mercado, quando exposto a altas temperaturas, libera ácido clorídrico, composto químico assaz nocivo à saúde das pessoas e dos animais.


Contudo, está chegando um momento em que o poder publico precisa rever sobre o uso de materiais halogenados, não só em instalações elétricas, mas em todos os materiais utilizados em espaços com afluência de publico.


Fique Atento!


Posts Recente
Arquivos
bottom of page