top of page
Keller

NOVA ABNT NBR 5419:2015




Você viu o que mudou nessa norma?


1) Agora são 309 páginas divididas em quatros partes:

Parte 1 - Princípios gerais

Parte 2 - Gerenciamento de risco

Parte 3 - Danos físicos a estruturas e perigos à vida

Parte 4 - Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura.

2) Anteriormente o anexo B da norma 2005 chamado de Análise de necessidade de proteção agora em 2015 passou a ser chamado de Análise de risco. Além dos fatores de ponderação existente, novos fatores de risco para a edificação que até então não eram analisados passaram a ser observados com mais rigor. Sendo assim ficou definido o nível de proteção e quais medidas complementares deverão ser tomadas para garantir uma proteção eficiente.


3) Teste de continuidade das estruturas de concreto armado foi normalizados com melhor detalhamento dos seus procedimentos em duas etapas.

4) Houve uma melhoria na tabela de condutores de captação com novos materiais como: aço cobreado e alumínio cobreado com algumas tolerância de dimensões mínimas estabelecidas.


5) O gráfico de comprimento mínimo de eletrodo enterrado versus resistividade do solo, agora foi estendido também para nível 2 de proteção já que antes só havia relação direta entre os 2 parâmetros no nível 1.


6) A medição da resistência ôhmica do aterramento do SPDA, bem como o anterior valor sugerido de 10 ohms foram excluídos da norma, agora uma inspeção detalhada por profissional habilitado deve ser realizada, verificando deteriorizações do sistema, condições de equipotencialização, corrosão dos eletrodos de aterramento e integridade física do sistema.


EM BREVE TEREMOS OUTROS INFORMATIVOS COM MAIS DETALHAMENTOS DA NORMA


Posts Recente
Arquivos
bottom of page