top of page
Keller

A IMPORTÂNCIA DO ATERRAMENTO DE PARTES METÁLICAS PARA PPCI E NR-10



A passagem de corrente elétrica pelo corpo pode não causar nenhuma conseqüência mais grave além de um susto, porém pode também causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.


Existe a exposição a choque que é resultante da passagem de corrente pelo corpo humano quando este é submetido a uma estrutura energizada que não deveria estar energizada, como por exemplo uma geladeira, uma carcaça de motor ou outra estrutura metálica qualquer de máquinas, instalações e ferramentas, quando este choque ocorre chamamos de choque por contato indireto. A maioria de acidentes fatais ocorre quando o corpo humano é submetido a este tipo de falha elétrica, visto que o indivíduo não espera a presença de energia elétrica.


A melhor forma de resguardar a integridade das pessoas quanto ao choque por contato indireto é a aplicação de uma gestão de aterramento eficiente e bem dimensionada. Toda instalação que posuir aterramento adequado nas partes condutoras expostas poderá garantir a integridade das pessoas.


A NR-10 descreve que o aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes, no caso a ABNT NBR 5410, também o Corpo de Bombeiros mediante apresentação de laudo das instalações elétricas monitoram a correta aplicação de aterramento elétrico.


Posts Recente
Arquivos
bottom of page